Guarda Mirim recebeu prêmio no EVENTO EMPREGABILIDADE 2024

No dia 28/05/2024 a Guarda Mirim foi agraciada com o troféu da 2ª Edição do EVENTO EMPREGABILIDADE 2024, no qual além da participação representando a Instituição a Orientadora Educacional Gisele Silva e Assistente Pedagógico Rebeca Paraizo, houve o fortalecimento das Instituições premiadas através de conexões de impacto.

Foi apresentada uma pesquisa inédita feita pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), entre 2011 e 2024, onde dobrou o número de aprendizes no Brasil. Atualmente, são 602 mil. Já os estagiários eram 642 mil em 2023 e hoje são 877 mil, um crescimento de 37%. Mais da metade (51%) atua em empresas privadas, mas há elevada parcela no Setor Público (40%), principalmente na Administração Pública (30%) e Justiça (7%).

Esses dados foram divulgados no evento Empregabilidade Jovem, promovido para mais de 100 instituições, incluindo representantes do iFood, Braskem, Magazine Luiza, Instituto Kondzilla, Faculdade Impacta, Massive Technologies, entre outras empresas e ONGs reunidas nesta segunda-feira (27) no Teatro do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, em São Paulo e apresentadas no Evento.

Mas este mesmo levantamento com informações do IBGE e  da PNAD Contínua também aponta que ainda são muitos os desafios em prol da inclusão dos jovens brasileiros no mundo do trabalho: a informalidade (45%), os desafios econômicos do país, assim como os baixos níveis de escolaridade e a falta de oportunidades para quem hoje tem entre 14 e 24 anos gera impactos diretos nessas contratações.

Para o Superintendente Institucional e de Inovação do CIEE, Rodrigo Dib, os resultados desse estudo mostram que a empregabilidade jovem é um desafio urgente. “Precisamos incluir essa faixa etária no mundo do trabalho de maneira segura e de olho no desenvolvimento desses jovens a médio e longo prazo”, disse.

Galeria de Imagens

Clique nas imagens para ampliar a foto.