Os empregos no ramo de serviços em tecnologia da informação (TI) tiveram alta no Brasil mesmo em época de recessão, especialmente no pico da pandemia de Covid-19, em 2020. Os dados foram coletados no Ministério da Economia, na base da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Para a análise, foram considerados os vínculos ativos, ou seja, quando o contrato de trabalho está em vigência e o funcionário em atividade. O relatório apontou que, ao final de 2020, existiam 501,4 mil vínculos ativos, o que representou um crescimento médio de 5% em relação ao ano anterior. O estado de São Paulo teve 214,7 mil vínculos, seguindo como polo nacional em empregos na área de tecnologia.
Área de maior crescimento nos serviços de TI
Ainda buscando entender o cenário como um todo, o relatório apontou quais foram as áreas que concentram mais trabalhadores e, também, as que tiveram maior crescimento.
No Brasil, a área de Desenvolvimento de Programas de Computador Sob Encomenda teve mais de 118 mil vagas (24% do total), seguida de Suporte Técnico, Manutenção e Outros Serviços em Tecnologia da Informação com 99,7 mil (20%) e Consultoria em Tecnologia da Informação com 76,6 mil (15%).
