Empregos no ramo de TI têm alta no Brasil mesmo em épocas de recessão

Os empregos no ramo de serviços em tecnologia da informação (TI) tiveram alta no Brasil mesmo em época de recessão, especialmente no pico da pandemia de Covid-19, em 2020. Os dados foram coletados no Ministério da Economia, na base da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

 

Para a análise, foram considerados os vínculos ativos, ou seja, quando o contrato de trabalho está em vigência e o funcionário em atividade. O relatório apontou que, ao final de 2020, existiam 501,4 mil vínculos ativos, o que representou um crescimento médio de 5% em relação ao ano anterior.  O estado de São Paulo teve 214,7 mil vínculos, seguindo como polo nacional em empregos na área de tecnologia.

 

Área de maior crescimento nos serviços de TI

 

Ainda buscando entender o cenário como um todo, o relatório apontou quais foram as áreas que concentram mais trabalhadores e, também, as que tiveram maior crescimento.

 

No Brasil, a área de Desenvolvimento de Programas de Computador Sob Encomenda teve mais de 118 mil vagas (24% do total), seguida de Suporte Técnico, Manutenção e Outros Serviços em Tecnologia da Informação com 99,7 mil (20%) e Consultoria em Tecnologia da Informação com 76,6 mil (15%).

Galeria de Imagens

Clique nas imagens para ampliar a foto.