Quem passa diariamente pelo desafio de dividir a rotina entre estudo e trabalho sabe como é complicado organizar a agenda para todas as tarefas do cotidiano com qualidade. Para não desanimar e ficar desleixado perante os afazeres é preciso, antes de qualquer coisa, força de vontade e responsabilidade.
A rotina de dupla jornada de alguns jovens faz com que tenham um dia exaustivo, acordando cedo e dormindo tarde, reduzindo seu tempo de sono, o que pode trazer uma grande dificuldade na hora de cumprir seus prazos e bater suas metas.
Para ajudar nessa rotina, confira algumas dicas que podem ser úteis na hora de reorganizar o dia a dia entre estudo e trabalho:
Separar um horário para estudo
Cada indivíduo tem um horário do dia em que está mais concentrado e apto a resolver problemas. E nesse momento é possível aumentar a eficiência nos estudos.
Para ajudar na concentração é importante avisar as pessoas do horário em que prefere receber ligações para não ser importunado e ter a atenção tirada do foco dos estudos. Melhor ainda é desligar o celular e procurar estudar em um ambiente tranquilo e sem interrupções.
Ao voltar do trabalho, antes de dormir, ou até mesmo pela manhã antes de sair de casa, são bons momentos pra dar uma olhada nos cadernos e tarefas a fim de resolver algo que exija pouco tempo; atitude essa que lhe renderá mais horas de descanso posteriormente.
Aproveite seu tempo livre e intervalos
Cada hora de seu tempo livre pode render uma leitura ou iniciar um trabalho para entregar na semana seguinte. Aproveite esses momentos, seja andando de ônibus, passeando, andando de bicicleta ou pegando uma carona. Toda horinha de folga é válida para pesquisar sobre algum assunto ou ler para esclarecer dúvidas pertinentes àquela matéria que lhe traz questionamentos.
Fuja das redes sociais
As redes sociais são uma excelente ferramenta para relacionar-se e adquirir contatos interessantes, porém se usadas erroneamente (e não ter disciplina) elas acabam desviando sua atenção.
Alguns jovens gastam muito tempo em redes sociais e acabam perdendo o foco e se desconcentrando dos estudos e tarefas corporativas, o que pode resultar em sérios problemas futuros na formação acadêmica e profissional.
O ideal é manter o foco e utilizar as redes sociais apenas nas horas estipuladas por você. Uma dica é dar de presente a você essa hora de uso da rede, como recompensa por ter estudado de acordo ou atingido alguma meta profissional.
Trabalhar na mesma área de estudo
Vivenciar o que é aprendido na área de estudo facilita a compreensão e aumenta o interesse do jovem. Normalmente, ele consegue absorver melhor os conteúdos do curso quando pode utilizar no seu trabalho durante o dia.
A conciliação dessas duas atividades pode ser viável e até desejável se integrado à dinâmica do processo educativo.
