Na semana do dia 24 de março foi realizada a oficina de Prevenção de DST e Gravidez na Adolescência para os adolescentes do CPP XXV. Contamos com a presença da enfermeira Carla Maria Outeiro Pinto, a Assistente Social Cristiane Nidori Nakanishi e a Psicóloga Maristela Marinho Marcondes Antonio do SEPA – Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para DST/AIDS/Hepatites virais/SAE/CTA da Fundação Municipal de Saúde. O objetivo foi proporcionar informações e orientações para os 172 alunos sendo de fundamental importância a experiência das palestrantes na área da saúde, para que o
assunto fosse transmitido de forma clara e concisa a todos os jovens presentes. Assim também, foi possível esclarecer dúvidas pertinentes a essa faixa etária, utilizando métodos de recurso visual por meio de imagens e exposição de produtos (métodos contraceptivos), conceitos relevantes sobre a compreensão da importância de se prevenir.
Conforme os assuntos abordados, as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), antigamente chamadas de doenças venéreas, são aquelas que contraem ao ter contato sexual com portadores do vírus.
Mais de 20 DSTs afetam homens e mulheres, sendo que algumas dessas doenças têm cura e outras são incuráveis e em outros casos, com o devido tratamento, a doença pode “estacionar”, acompanhando a pessoa por toda a vida.
As DSTs podem afetar a saúde física, emocional e a qualidade de vida da pessoa. Especialistas acreditam que ter uma dessas doenças eleva as chances da pessoa ser infectada com o HIV, o vírus causador da AIDS.
Com relação à adolescência e gravidez, foi observado que quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias conseqüências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente, fisicamente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, e isso pode complicar a vida dos envolvidos, principalmente a vida da criança concebida, cujo ambiente despreparado onde passará a infância pode vir a ocasionar problemas em seu desenvolvimento social e pessoal.
Por isso, Prevenção e Gravidez na Adolescência é um tema que deve ser tratado com muita seriedade pela sociedade atual.
A Guarda Mirim agradece e parabeniza a Fundação Municipal da Saúde através da SEPA - que disponibilizou as profissionais Carla Maria Outeiro Pinto, Cristiane Nidori Nakanishi e Maristela Marinho Marcondes Antonio pelo trabalho desenvolvido aos nossos adolescentes!
Palestra: Prevenção de DST e Gravidez na Adolescência
Galeria de Imagens
Clique nas imagens para ampliar a foto.
