Postura
O primeiro dia é o momento de conhecer o ambiente e os colegas. O essencial é ter uma postura serena e discreta, sempre sóbria. Em hipótese alguma entre fazendo piadinhas e tentando agradar todo mundo.
Boas práticas
Existem algumas práticas capazes de identificar você como um bom profissional e colega de trabalho mesmo no primeiro dia. É de bom tom se apresentar para o chefe, gravar o nome das pessoas e perguntar quem pode apresentar a você as dependências da empresa, e qual o momento mais oportuno para isso.
Erros imperdoáveis
Certos comportamentos podem "queimar o seu filme" logo no primeiro dia. Entre eles, a invasão do espaço alheio. Dar palpite sem ser chamado é uma péssima maneira de começar. Falar alto, deixar o telefone tocar no alto ou em um toque inadequado. Tudo isso é invasivo e incomoda.
Hora do almoço
A hora do almoço pode ser bastante delicada para o novato. O ideal é que ele espere ser convidado para o almoço, mas também pode tentar se envolver com as pessoas mais amigáveis e solícitas com quem teve contato desde o início do dia.
Excesso de energia
O excesso de energia logo no primeiro dia pode ser entendido de maneira equivocada. Esse tipo de comportamento deve ser evitado porque o primeiro dia é apenas o momento de se apresentar, e a pessoa tem que se policiar e perceber como ela está se comunicando e relacionando. É preciso ter a consciência de que as coisas não mudarão no primeiro dia, e aceitar que este momento da adaptação é um processo longo.
Ansiedade
O tratamento profissional deve imperar. É fundamental não se desesperar. Se perder a calma o novato começa a suar e até gaguejar, causando uma impressão negativa.
Como estabelecer bons relacionamentos
Há algumas regras principais para estabelecer bons relacionamentos com os superiores e colegas de trabalho desde o primeiro dia. O novato precisa perceber as características das pessoas no ambiente de trabalho. Precisa perguntar (de modo não invasivo), mas o fundamental é saber ouvir e entender a pessoa. Existem as pessoas que são mais sociáveis e aquelas mais burocráticas, o segredo é se comunicar de acordo com a preferência dos colegas. Após adequar a comunicação, vale tentar o olho no olho e ser atento ao que o outro fala.
