Guarda Mirim de Rio Claro participa de Ato Cívico em Comemoração aos 92 anos da Revolução Constitucionalista

Na última terça-feira, 9 de julho, a cidade de Rio Claro celebrou os 92 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 com um emocionante ato cívico realizado no paço municipal. O evento, que teve início às 9 horas, reuniu a comunidade para homenagear os combatentes desse importante levante histórico do estado de São Paulo, o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.

O ato cívico contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além de representantes de Instituições rio-clarenses. Entre os participantes destacados estava o vice-presidente da Guarda Mirim, Sr. Ellery Sebastião Domingues de Moraes, que representou a Instituição no Evento.

Rio Claro na Revolução de 32

Embora Rio Claro não tenha sido uma frente de combate durante a Revolução de 1932, o Município desempenhou um papel estratégico, segundo o historiador e jornalista José Roberto Santana, a cidade participou com 483 voluntários e ofereceu suporte financeiro e logístico, incluindo a confecção de fardas para os soldados. Além disso, Rio Claro foi responsável pela construção de um dos trens blindados utilizados em combate, nas oficinas da Cia Paulista.

O historiador militar, coronel PM Luiz Eduardo Pesce de Arruda, destacou a atuação ativa da cidade no movimento, especialmente com o funcionamento de uma das "Casas do Soldado", locais preparados para alimentar e higienizar os combatentes antes de retornarem à batalha.

Cinco rio-clarenses perderam a vida na guerra paulista, e três deles – Othoniel Marques Teixeira, Benedicto Carlos Brunini e Domingos Mazzulo – têm seus nomes imortalizados na estátua criada pelo escultor Wilmo Rosada, instalada na entrada do Cemitério Municipal São João Batista. O monumento ao "Soldado Rio-Clarense", inicialmente inaugurado em 9 de julho de 1935 na Praça da Liberdade, foi posteriormente transferido para o cemitério.

A participação da Guarda Mirim de Rio Claro no ato cívico reforça o compromisso da Instituição com a memória histórica, promovendo valores de cidadania e respeito às tradições para a Sociedade de Rio Claro.

Galeria de Imagens

Clique nas imagens para ampliar a foto.