Notícias


Guarda Mirim completa 60 anos

Imagem de fundo

Guarda Mirim completa 60 anos

Postado em: 28/10/2021 por Administrador | Voltar



Neste mês de outubro a Guarda Mirim de Rio Claro completa 60 anos de existência. Para entender toda a trajetória e a evolução da instituição conheça um pouco sobre sua história, desde sua fundação até os dias de hoje.

Em meados de 1961, um grupo de pessoas lideradas pelo Dr. Luiz Gonzaga de Arruda Campos, Juiz de direito da Comarca de Rio Claro da época, reuniu-se com o objetivo de buscar alternativas que ajudassem às famílias carentes do município, cujos filhos não tinham acesso aos recursos sociais que lhes garantissem um futuro melhor, visando o sucesso escolar e protegendo-os da vulnerabilidade social.

A partir dessa reunião surgiram os considerados fundadores da Guarda Mirim, que são: o próprio Dr. Luiz Gonzaga de Arruda Campos, mais os comissários Alberto José Laium, Amaro Faria, Arlindo Rodrigues Torres, Ary Cassavia, Benedito José Zaine, Darci Cassavia, Dr. Claudionor C. de Carvalho, Durval Dias, Enoch Borges, José Martins, Luiz Francisco Bicudo Netto, Milton soares de Campos, Nilton Wenzel, Orlando Soares de Carvalho, Rubens Felício de Souza e Zoulner Wercklore.

Dessa forma, foi fundada em 03 de outubro de 1961 a Guarda Mirim de Rio Claro. Naquela época, os uniformes dos adolescentes assemelhavam-se às fardas, denotando forte presença de orientações militares na organização das aulas, que eram chamadas de instruções, nas quais a postura e a disciplina, tanto na Sede como no local de trabalho, eram e são até os dias atuais, fatores determinantes para o bom desenvolvimento e aproveitamento da atividade educativa realizada.

Em 1967 o Dr. Luiz Gonzaga de Arruda Campos, juntamente com os Diretores da Guarda Mirim da época e o instrutor do Tiro de Guerra, o Sargento Mineu Gonçalves da Rocha, iniciaram visitas a várias empresas da cidade para solicitar cooperação corporativa no sentido de ingressarem como sócios contribuintes mensais da Guarda Mirim, a fim de auxiliar na manutenção da Instituição, possibilitando dessa forma aumentar o número de guardinhas, oferecer melhores remunerações e aprimorar suas atribuições. Desde então a função do guardinha não se restringia apenas a orientar o trânsito da cidade, mas a realizar atividades em Repartições Públicas, Estabelecimentos Bancários, Indústria e Comércio do Município, como até hoje.

Em 1975, a Guarda Mirim de Rio Claro é declarada de Utilidade Pública no âmbito Estadual pela lei nº 769/75, e em 1987 é criado o Pelotão Feminino, ampliando seu atendimento. Já em 1998, a Guarda Mirim de Rio Claro é declarada de Utilidade Pública Federal (Proc. MJ no 968/93 -10), o que possibilitou o desenvolvimento de um Projeto Pedagógico Educacional com as seguintes finalidades: Sucesso Escolar e Iniciação à Profissionalização do Adolescente no primeiro emprego.

 

A Instituição na atualidade

 

Atualmente a Guarda Mirim é presidida pelo Sr. Ellery Sebastião Domingos de Moraes, tendo como Vice-Presidente o Cel. Juarez Moura de Oliveira. O Conselho Deliberativo é presidido pelo Sr. Arsénio Domingues. A Gerência Administrativa da entidade é exercida pelo Sr. Rinaldo Aparecido Baptista, um ex-guardinha que há 45 anos atua na Guarda Mirim.

A Instituição conta com o apoio dos departamentos administrativo, social, pedagógico e psicológico. Conta, ainda, com uma Coordenação Educacional, que desenvolve o trabalho de orientação às famílias dos adolescentes e realiza visitas periódicas às empresas colaboradoras nas quais os adolescentes trabalham, além de realizar o acompanhamento no aspecto escolar, familiar e profissional dos adolescentes. Por fim, são realizados gratuitamente atendimentos pelo Médico do Trabalho, exames laboratoriais e assistência odontológica, na Sede da Instituição.

Aproximadamente 19 mil jovens já passaram pela Instituição, entre guardinhas e os que frequentam o Curso Pré-Profissionalizante (C.P.P.), em concordância com as exigências da Lei 10.097/00 – Lei do Menor Aprendiz.

Durante o período da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Instituição seguiu todos os protocolos de biossegurança e continuou com as atividades de forma remotamente, implementando um moderno sistema de aulas online.

Há 60 anos, a Guarda Mirim de Rio Claro tem contribuído de forma efetiva na formação do caráter dos adolescentes, dando a eles a oportunidade de crescimento pessoal e profissional e maiores possibilidades de concorrerem e ocuparem vagas e cargos em qualquer empresa de nossa cidade.

Fiel à sua ideologia, ela continua, como outrora, “cuidando do broto, para que a vida nos dê flor e fruto”.

 

Estrutura

 

O Grêmio Recreativo da Guarda Mirim, inaugurado em 2008, possui uma academia com aparelhos modernos, além de uma piscina coberta semi aquecida. Já o Ginásio de Esportes, inaugurado em 2015, conta com uma quadra poliesportiva coberta, vestiários, banheiros e arquibancada com capacidade de 270 assentos. Utilizado para as atividades esportivas e competições dos alunos e guardinhas, como também para reuniões de instruções, solenidades e formaturas.

Em 14 de setembro de 2019, o Centro Educacional Presidente Juarez Moura de Oliveira, foi inaugurado, ampliando e modernizando a infraestrutura da Instituição para melhor atender a demanda do Programa desenvolvido pela Entidade.

A obra possui cinco salas de aula, um amplo Auditório denominado Dr. Luiz Gonzaga de Arruda Campos, fundador da Instituição e um elevador visando a acessibilidade, possibilitando a segurança e integridade física de pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida.

Regida pelo Maestro Jessé Francisco, a Banda que teve seu início em meados da década de 60, tem como objetivo despertar nos jovens o interesse pela música, com aulas de teoria e técnicas para tocar o instrumento escolhido. Possuindo um repertório eclético, participa de vários eventos no município e em outras cidades da região.

Já o Coral Encanto Jovem, criado em 2002, é regido pela Maestrina Graziele Tinós, e está em seu portifólio “O Fantasma da Ópera”, um de seus maiores musicais, que fez lotar os assentos do Teatro do Centro Cultural Roberto Palmari. Outras apresentações de destaque foram com  “Grease” e o “Especial Canta Tim”.

Os Jogos da Amizade é um dos grandes eventos que a Guarda Mirim de Rio Claro teve o prazer de sediar algumas vezes. Com diversas modalidades esportivas, entidades coirmãs socializam durante três dias, mantendo assim o respeito e a união já tão conhecida da Instituição, enfatizando a conduta ética via os esportes.

Outros eventos que se destacam na Guarda Mirim de Rio Claro são as festividades juninas, ato cívico no Dia da Cidade e o Projeto Beira Mar, realizado em Ubatuba.


Deixe seu comentário


Coral Encanto Jovem
Gremio Recreativo Guarda Mirim