Notícias


Entenda mais sobre o ENEM e porque prestar

Imagem de fundo

Entenda mais sobre o ENEM e porque prestar

Postado em: 08/01/2021 por Administrador | Voltar



O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hoje a principal porta de entrada no ensino superior do Brasil. A prova viabiliza o acesso às instituições de educação públicas e privadas (sendo critério para conquista de bolsas de estudo e financiamento estudantil do governo federal). O resultado também é usado para o ingresso direto em universidades que utilizam a avaliação de forma integral ou como complemento aos seus vestibulares próprios para entrada em seus cursos de graduação.

Por ter substituído o tradicional vestibular em milhares de faculdades e universidades dentro do país e fora dele - o resultado do Enem também é aceito em universidades portuguesas  - passou a fazer parte do calendário escolar de estudantes que estão concluindo o ensino médio e demais brasileiros que desejam ingressar no ensino superior.

 

A primeira prova do Enem foi aplicada no ano de 1998 com o objetivo de avaliar os estudantes que concluíam a última etapa da formação básica. Com o passar dos anos algumas mudanças aconteceram na aplicação do exame e, atualmente, é a prova mais importante e aguardada pelos estudantes brasileiros que desejam ingressar no ensino superior.

 

Para que você conheça tudo sobre o exame responsável pela entrada de diversos estudantes por meio de programas educacionais como o Sisu, Prouni e Fies, confira abaixo um manual completo com todas as informações para você saber o que é o Enem. Aqui você terá acesso a conteúdos que vão desde a como se inscrever até dicas de estudo para conseguir alcançar uma boa pontuação na prova.

 

Quem pode participar do Enem?

Apesar de ser uma prova importante e já conhecida por muitos, algumas pessoas ainda têm dúvida a respeito de quem pode fazer o Enem. Qualquer pessoa que concluiu o ensino médio pode participar do exame, bem como os estudantes que estão prestes a concluí-lo.

 

Para que serve o Enem?

Ao longo dos anos, o Enem ultrapassou o seu propósito inicial de apenas avaliar o conhecimento dos estudantes. Se você quer saber para que serve o Enem, saiba que, atualmente, ele é utilizado como critério de seleção para quem pretende ingressar em faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), faculdades particulares concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) e conseguir o Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, diversas faculdades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

 

Como fazer a inscrição Enem?

A inscrição Enem é feita exclusivamente pelo site oficial do exame, onde os candidatos devem preencher o formulário de inscrição Enem. Os interessados devem ficar atentos aos canais de comunicação do Enem, bem como aos jornais e telejornais para saber quando o MEC irá iniciar o processo de inscrição e não perder o prazo. Preparamos um passo a passo sobre como se inscrever para o Enem.

 

Isenção Enem 2020: como conseguir?

Apesar de o Enem ser uma prova paga, a cada ano há um aumento em relação ao ano anterior, existem alguns casos em que o participante pode conseguir a isenção Enem, para não precisar pagar a taxa. Confira abaixo em quais casos é possível solicitar a isenção:

• Estar cursando a última série do ensino médio em escola pública;

• Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;

• Participante em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter e tem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

 

Inep Enem: como é a prova impressa?

O Inep prepara cinco tipos de provas do Enem, separadas por cores (amarelo, azul, cinza, branco e rosa). Os exercícios são os mesmos em todos os cadernos de questões Enem, somente é alterada a ordem.

O candidato recebe do fiscal da prova o seu caderno de questões e o gabarito com o seu próprio nome impresso, que deve ser conferido antes de assinar.

A prova acontece em dois dias e, desde o Enem 2017, são realizadas em dois domingos consecutivos e não mais em dois dias seguidos (sábado e domingo). No primeiro dia de prova Enem, as disciplinas são de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação. Já no segundo dia de prova Enem, é a vez de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Cada disciplina possui 45 questões.

Uma dica para mandar bem no texto do Enem é conferir a Cartilha da Redação Enem, um material publicado pelo Inep em todas as edições do exame. Dessa forma, é possível conhecer mais sobre as competências e o modelo textual exigido, bem como se inspirar em redações de participantes que conquistaram a nota máxima.

 

Quanto tempo dura a prova do Enem?

No primeiro domingo os candidatos têm 5h30 (cinco horas e meia) para responder as provas, preencher o gabarito, fazer a redação e passar para a folha de respostas. No segundo domingo a duração é de 5h (cinco horas).

 

Como se preparar para o Enem?

O Enem é a oportunidade de começar os estudos no ensino superior e, sabendo que a prova é composta por muitas questões de diversas áreas do conhecimento, é preciso se preparar para o Enem e conseguir um bom desempenho tanto nas questões objetivas, quanto na redação. Para isso, existem muitas formas de se dedicar aos estudos, desde cursos pré-vestibulares, até conteúdos que podem ser encontrados na internet de forma gratuita como o Guia Enem e Cronograma Enem, que reúne um plano de estudos e dicas para chegar na prova mais preparado.

Para auxiliar os candidatos nessa maratona de preparação, o MEC criou o Hora do Enem, projeto que compõe diversos recursos que servem como apoio para os estudantes que estão na preparação para a prova. Nele, é possível ter acesso a diversos conteúdos como boletim informativo, programa de TV, aplicativo e site.

 

Para mais informações acesse:
enem.inep.gov.br

 

Fonte:
https://www.educamaisbrasil.com.br/programas-do-governo/enem


Deixe seu comentário


Coral Encanto Jovem
Gremio Recreativo Guarda Mirim