Notícias


Como estudar de casa

Imagem de fundo

Como estudar de casa

Postado em: 08/01/2021 por Administrador | Voltar



Para muitas pessoas, a quarentena causada pela pandemia da COVID-19 foi o primeiro contato com modalidades de ensino a distância. Em alguns casos, as aulas presenciais da escola ou faculdade foram mudadas para esse formato; em outros, profissionais que estão trabalhando de casa aproveitam o tempo extra para fazer um curso online. De qualquer maneira, estudar de casa pode não ser tão simples quanto parece. E a seguir vamos dar algumas dicas para ajudar a aproveitar melhor os estudos. Confira!

 

1 – Entenda o que funciona para você

As próximas dicas não têm uma ordem fixa, mas essa aqui precisa ser a primeira. É importante que você preste atenção em si mesmo e em como você se sente enquanto estuda em casa para entender o que funciona para você. Porque a disciplina de estudar em casa é algo pessoal, e cabe a cada um descobrir, além dessas orientações gerais, qual é a maneira mais adequada para ela criar sua disciplina de estudos.

 

2 – Crie um espaço

É importante que você tenha um espaço adequado no qual possa estudar. A definição do que é um espaço adequado varia entre cada pessoa, o ideal é um ambiente organizado e leve.

Isso não significa que você precise seguir essa recomendação, mas é importante você estar num lugar sem muito barulho ou muita informação visual.

 

3 – Faça o seu momento de estudar em casa

Assim como o espaço para os estudos deve ser adequado, o tempo também precisa ser. “Não adianta uma pessoa noturna se forçar a fazer um curso às 7h da manhã. Ela vai se iludir e o aprendizado não vai ser o mesmo.

Nos casos em que as aulas têm um horário fixo e não é possível escolher, mesmo assim é necessário reservar um espaço na agenda. O ideal é você tentar esquecer de outras questões naquele momento.

Recomenda-se criar um cronograma de estudos, sempre com algum foco. Por exemplo, determinar estudar todo dia das 10h às 11h e depois fazer um turno da tarde. Outra coisa que pode ajudar é aproveitar o horário de estudos que você já tinha.

 

4 – Afaste as outras telas

Se você vai assistir a uma aula online, vai precisar de um computador ou celular. E o ideal é que ele seja a única tela à qual você vai ter acesso naquele momento. O ideal é não estar perto da televisão, e o celular você deixar em modo avião ou desligado, se você tem essa possibilidade.

 

Nesse ponto, o importante é reduzir tanto quanto possível a presença de outras telas, porque elas podem acabar distraindo muito. É normal que a atenção nos estudos oscile, e o essencial é impedir que ela se quebre totalmente quando estiver mais baixa.

 

5 – Anote!

As anotações também são uma parte essencial dos estudos, é fundamental que sejam feitas. Mesmo que o conteúdo da aula vá ficar disponível para consulta depois, anotar os pontos de mais interesse e as dúvidas que vão surgindo é uma maneira de ir se apropriando daqueles temas conforme você vai tendo contato com eles.

As anotações são também uma maneira de resumir e colocar nas próprias palavras os temas estudados. Isso facilita muito se você precisar voltar a alguma parte dos estudos depois. Afinal, é mais fácil encontrar o que você está procurando em algumas páginas de suas próprias anotações do que em duas horas de vídeo.

 

6 – Faça uma lista de tarefas

Outra dica é começar todo novo dia de estudos com uma lista de tarefas a cumprir. Essa listagem ajuda a estabelecer um ritmo e manter o foco nos estudos.

Para alguns alunos, começar a estudar sem um fator externo (como a necessidade de sair de casa ou a presença do professor) é o maior desafio, e criar uma lista de tarefas ajuda nessa parte: é mais fácil começar quando há um trabalho definido a se concluir. É importante criar esses métodos para favorecer o aprendizado.

 

7 – Cuidado com as metas

É necessário tomar cuidado ao estabelecer metas de estudo. Se elas forem muito ambiciosas, isso pode piorar o desempenho. O período de quarentena que vivemos tem aumentado muito a ansiedade das pessoas, portanto muita cobrança pode ser prejudicial. No entanto é importante entender que não estamos em um período de férias.

 

8 – De olho na postura

Ao passar muito tempo em frente ao computador ou celular, é normal que a nossa postura vá se relaxando. Isso, no entanto, pode acabar atrapalhando o seu rendimento. Por isso, é importante que você consiga alinhar sua coluna e a respiração para estudar, isso pode ajudar a focar melhor.

Sessões longas de estudo em frente ao computador podem impactar negativamente o corpo dos estudantes — e consequentemente seu desempenho. É possível perceber dor nos dedos por digitar muito, além de tensões nas costas. Uma solução é se mexer bastante, tentar se levantar em alguns momentos e até mesmo a prática de alguns exercícios, como andar e esticar braços e pernas.

 

9 – Pense no futuro

É importante ter em mente o motivo dos seus estudos para se manter motivado. Quer você esteja concluindo o ensino médio, quer esteja aprendendo uma habilidade nova, lembrar sempre do motivo pelo qual você está estudando pode ajudar a manter a disciplina.

Então, especialmente para quem está com dificuldade em estudar em casa nesse momento, a dica é “não desistir, porque isso vai passar. E você perder o semestre por causa disso não é viável, pode ter consequências”. Assim, quando a quarentena passar, ficará apenas a lembrança de uma época diferente — e os conteúdos estudados nesse período.

 

Fonte:
https://www.estudarfora.org.br/como-estudar-em-casa/


Deixe seu comentário


Coral Encanto Jovem
Gremio Recreativo Guarda Mirim