Notícias


Resultado do Concurso de Redacao

Imagem de fundo

Resultado do Concurso de Redacao

Postado em: 05/01/2011 por Guarda Mirim Rio Claro | Voltar



Ter sede de saber sobre o mundo objetivo, visível, agrada a nossos sentidos e fascina nossa mente. É o meio de descobrir a melhor forma de nos adequarmos à vida e dela tirar o melhor proveito, assim como de contribuir, com nossos talentos, para sua melhoria. Esse anseio pelo conhecimento pode fazer também com que nos detenhamos mais profundamente no mundo subjetivo que permeia as coisas e ultrapassemos os limites de nossos sentidos,provocando o rompimento da inércia e do comodismo, condição indispensável para vencer a ignorância e ampliar as possibilidades de experimentar os diversos aspectos da existência. A mobilização interior, ao liberar a coragem e a força de vontade, vence todos os obstáculos que se interponham no caminho do autoconhecimento.
O ser humano deve ser o investigador inteligente que, mesmo imerso no mundo material e vítima de pressões do meio e apelo dos instintos, procura descobrir indicadores que o auxiliem a rasgar os véus da ilusão e tornar-se autoconsciente.

Assim a Guarda Mirim de Rio Claro, trouxe a oportunidade para esses jovens de poder expressar suas idéias através do Concurso de Redação elaborado somente para os adolescentes aprendizes (GMs) da Instituição.  O concurso aconteceu dia 04 de Dezembro de 2010, e teve sua premiação dia 18 de Dezembro de 2010. A guardinha Lucimar Soares Santana de 17 anos da turma 2B ganhou com a seguinte redação:

 
Convívio Social
Em uma sociedade, todas as pessoas têm um convívio social com as outras. Portanto, assim dizemos que convivemos em uma sociedade.

E em uma sociedade um cidadão deve ter participação social. Temos direitos e obrigações. Devemos aprender a participar de tudo que acontece no nosso país. Um bom exemplo dessa participação é o nosso direito de votar. Assim estamos sendo ativos contribuindo para a escolha dos nossos representantes.

Há algum tempo atrás, somente os é que podiam votar. Apenas eles tinham uma grande participação na sociedade. Só os com empregos e maiores de 21 anos de idade.

Nos tempos de hoje, isso mudou. Todos têm o direito e o dever de votar. E assim estamos exercendo o nosso papel de cidadão. Podemos sim participar da sociedade, independente de sermos homens ou mulheres, ricos ou pobres, brancos ou negros.

O direito e o dever são iguais para todos. E se houver exceção a essa regra, temos a obrigação de saber o por que. Temos que aprender a ir atrás do que é certo e procurar saber o que um cidadão tem direito e o que se tem de obrigação, isso também é participação social.

Muitos se excluem ou são excluídos da sociedade. Não deveria de modo algum acontecer isso. E acontece simplesmente pela falta de conhecimento dessas pessoas. E é por isso que devemos aprender que cidadania e participação social fazem parte do nosso dia-a-dia, muitas vezes sem termos noção disso.
 

Parabéns Lucimar Soares Santana!


Deixe seu comentário


Coral Encanto Jovem
Gremio Recreativo Guarda Mirim